segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Participação Estudantil





Os estudantes participam activamente em turmas em que a discussão é valorizada, criam a presença social através da natureza e conteúdo da sua participação. A presença social é importante, tanto no grau de satisfação como na aprendizagem. É igualmente importante no início dos cursos e requer esforço para ser mantida, pois a tendência é decrescer ao longo do tempo.
Os estudantes valorizam as discussões entre o professor e o grupo de estudantes, e a estrutura do curso é importante para permitir a discussão. De acordo com Wang (2001)
a contribuição para a discussão online está correlacionada com o desempenho no curso (interacções síncronas).
Swan (2002) no seu estudo indica que uma consistente e bem definida estrutura é importante para o grau de satisfação dos estudantes e para os resultados da aprendizagem percebida. A estrutura pode aumentar as oportunidades de presença cognitiva de forma a decrescer a distância transaccional. O oposto da definição de Moore.
Solomon (1984) comparou a auto-eficácia dos alunos e os resultados da aprendizagem, quando os estudantes aprendem através da televisão ou material impresso. Investigou a "quantidade de investimento mental" ou esforço, e formulou a hipótese de que, quando é mostrado material "fácil" (televisão), indivíduos com alta auto-eficácia irão investir, menos esorço e logo conseguir menos
De acordo com Hara e Kling (2000) é necessário mais investigação sobre cursos online a partir da perspectiva dos alunos. Num estudo de caso, descobriram que muitos aspectos do curso frustravam os alunos, e que o professor permanecia sem saber do contínuo nível de frustração. Sugerem que muitos pesquisadores têm uma visão optimista e romântica da tecnologia, o que pode impedir uma investigação rigorosa.
A literatura não revela muito sobre o que os alunos aprendem com a sua participação em discussões online. Nenhum destes estudos investigou o que seria necessário, em termos de estrutura de curso ou mediação do professor, para envolver efectivamente os alunos em discussões que levassem a uma compreensão mais profunda da matéria em estudo.


Raven M.Wallace(2003)

Sem comentários:

Enviar um comentário